domingo, 6 de junho de 2010

Roma !!!

Galera,

Cheguei em Roma.
Na chegada esperava encontrar um transito caotico. Assim e conhecido o trafego em Roma: motoristas que nao se respeitam, que nao respeitam ninguem, mas nesse dia ... Roma estava parada.

Nao so pela minha chegada, mas tambem pelas comemoracoes do Dia da Republica, 02/06; semelhante ao nosso 7 de setembro. Desfile militar, autoridades... a Cidade estava tranquila, sem transito, pois era feriado.

Andando pelas ainda largas autopistas, avistei a primeira placa: Piazza San Pietro... o Vaticano se aproximava.

O Vaticano e um estado-pais, governado pelo Papa. O territorio do Vaticano nao e considerado Italia. Entao, este seria o terceiro pais nesta jornada (Portugal - Italia - Vaticano).

Bem... uma curva e... PUTZ, como fiquei emocionado ao me deparar frente a frente com a fantastica Basilica de Sao Pedro. E algo indescritivel.
Eu que sempre acompanho a Missa do Galo, anualmente, de repente, me ver ali. Foi bastante emocionante.

Mas... ao entrar na Praca Sao Pedro, um tumulto, muita gente... pensei que fossem turistas, e eram. Mas... nao so eles... de repente surge no papa movel, Bento XVI.

QUE LOUCO !!!

O Papa estava ali. Eu nao sabia que ele dava a bencao tambem as quartas feiras. Fiquei um pouco perto do altar. Dava pra ver ele. E isso e muito louco. Estava no Vaticano, vendo o Papa, no Dia da Bencao, na Comemoracao da Republica em Roma.
Eu nao tinha duvidas: era meu dia de sorte.

Apos a bencao, carregado de emocao liguei pra casa e falei com minha mae sobre tudo o que tinha acontecido. Ela havia me pedido para ver o Papa, comprar um terco e fazer uma oracao. Assim o fiz.

Partimos rumo ao Palacio de Sant`Angelo, residencia onde o Papa se abrigava em periodos de guerra. La, a esquadrilha da fumaca corta o ceu de Roma riscando o ceu com verde, rosso e bianco.

Andamos pelas vielas de Roma, rumo a Praca Navona. La existem 3 fontes famosas, sendo a mais importante a dos Quadro Rios. Ela fica no centro da praca em frente a uma igreja importante (que nao lembro o nome agora). Conta a historia que o arquiteto da fonte queria ter feito tambem o projeto da Igreja, mas este foi feito por um rival seu. Assim, para demonstrar sua insatifacao, fez na fontana uma escultura de frente para a igreja como se a escultura estivesse com medo da igreja cair por cima dela. Na Igreja, o rival colocou a imagem da Virgem que simboliza o "ela nao cai, eu garanto"

Bem... seguiamos agora em direcao a mais famosa fontana de Roma: a Fontana de Trevi.
Mas antes, no caminho, passamos no Pantheon. Templo que era utilizado para adoracao dos deuses romanos no passado.

Rumo a fontana, um problema aconteceu: minha maquina fotografia quebrou.
E agora ? Em Roma, sem maquina. E o Coliseu, e a Fontana, os Foruns, o Circo Massimo ???
Como registrar...

Nessa hora... uma tristeza medieval tomou meu coracao (Paulo Coelho, aqui vou eu).

Continua...

3 comentários:

  1. É tudo muito lindo, igualmente a vc. Curta tudo sem perder nenhum detalhe. Beijão....

    Nádia

    ResponderExcluir
  2. Se pelo menos seu Celular prestasse poderia registrar os momentos já que a camera quebrou. Rsrs.
    Abraço e Curta o Maximo que pode.

    ResponderExcluir
  3. Vixe.. Dial sem câmera não é o Dial!! Tô curiosa!!!!

    ResponderExcluir