domingo, 27 de junho de 2010

Maratona Londrina: Greenwich, Notting Hill, Kensington Park, Albert Royal e Harrods

Domingo em Londres...

Praticamente o ultimo dia de passeio na Inglaterra visto que amanha embarco para Paris.

Lembro de quando estava no Brasil, um amigo meu que morou um tempo em Londres me disse:
- Rapaz, em Londres chove todo o dia.

Nao foi o que eu observei. Tres dias de sol intenso a ponto de ficar um pouco bronzeado. Seria essa a Londres de que ele falava ?
Na preparacao para a viagem, comprei capa de chuva que ate entao mantinha-se intacta na bagagem.

Acordei... temperatura mais baixa... algo como 16 ou 15 graus. E tempo nublado.
Uma Londres que eu ainda nao conhecia, preparava-se para mostrar um dos seus lados mais charmosos: frio e chuva.

Peguei a capa e botei em um dos milhares de bolsos que tem minha calca e andei pra rua.
Acordei relativamente cedo, 08h00... ainda tinha um extenso roteiro a cumprir.

Proxima parada: Greenwich !!!

Aquele mesmo de nossas aulas de Geografia. O meridiano de grau zero, quiça o mais importante do mundo. Aquele que divide a Terra em duas metades, como uma laranja azul imersa num universo infinito.

A viagem ate Greenwich seria pra mim uma previa da viagem do dia seguinte ao aeroporto de London City, que fica na margem oposta do Tamisa.

E como nao tem metro direto ao aeroporto, eu estava com um pouco de receio de chegar ate la.

Pois bem... andei para a estacao Oxford Circus e de la peguei um metro ateh Bank.
Bank fica bem perto da London e Tower Bridge, pensei em parar para tirar algumas fotos diurnas... mas nao podia perder esse tempo. Nessas horas o meu desejo de conhecer algo novo eh maior do que a nostalgia do que ficou no passado.

Em Bank peguei um DLR (trem) para Greenwich. No dia anterior tinha impresso um mapa do local para nao me perder. Essa aerea de Londres, por nao ficar no centro das grandes atracoes e por nao ser essencialemente turistica; nem sempre eh retratada nos mapas free que encontramos pela cidade.

Enfim... DLR... e de longe pude observar a O2 Arena. Ali teria sido o palco dos ultimos 50 shows de Michael Jackson, ha exato 1 ano atras.


Pra mim aquilo tambem era uma emocao.
Seguindo o roteiro tracado, resolvi descer na estacao Greenwich; imaginando que fosse o melhor lugar.
Ledo engano. Deserta, sem indicacoes, nem placas de onde ficava o meridiano, nem nada... comecei a ficar preocupado, pois nao haviam nem pessoas nas ruas a quem eu pudesse perguntar alguma coisa.

Resolvi andar... quem tem boca vai a Roma. E eu ja tinha ateh passado por la. (risos).

Depois de andar por uns 20 minutos e seguindo o meu censo geografico, encontrei o parque.
Fica aqui a dica: a melhor estacao de DLR para descer eh ah Cutty Sark for Maritime Greenwich.

Chegando perto dessa estacao, um turbilhao de pessoas se amontoavam. Me senti em casa.
Greenwich foi o lugar do qual mais gostei em meus passeio por Londres.



Andei e encontrei um parque onde funciona uma escola de musica. Ouvia sax, vozes... aquilo tudo se misturava com aquela atmosfera turbulenta e encantadora.



Curti o momento por exatos 15 minutos e nao me demorei a ir em busca do Centro da Terra.
:D

Chegando no complexo onde fica o meridiano a visao eh bastante interessante. Construcoes classicas britanicas em consonacia com um verde latente de espirito londrino.

Pessoas lendo, caminhando, conversando, cantando... enfim.

Segui para o Royal Observatory para de lah ver a linha imaginària que divide a Terra.

Chegando lah, entendi pq se chama Royal Observatory: pq de lah se tem uma visao de rei.







Encantamento passado, fui em busca do Meridiano.
E o encontrei:






E fiz o que todo mundo faz: um pé no leste e outro no oeste.
Momento bastante divertido esse (que diga o rapaz que aparece ai atras na foto).

Pra mim, essas coisas significam muito. Toda a historia, geografia... tudo o que eu tinha estudado em minha vida escolar... comecava a aparecer e se tornar real.

Em Londres, nao deixem de visitar Greenwich. Eh um lugar muito especial.

Bem... antes de chegar na estacao de DLR, dei uma passada no Mercado de Greenwich. Artesanatos, roupas, comidas, bebidas... de todas as partes do mundo. Tudo estava lah.
O aroma do ambiente eh fabuloso e pra quem esta com fome entao. (risos).

Nesse local fiz uma grande descoberta: ateh entao eu pensava que CHURROS era comida mexicana, mas aqui eles vendem como comida brasileira.


Mas mesmo com essa diversidade de sabores e aromas, resolvi nao arriscar comer nada no mercado. Perto da estacao de DLR tinha um Subway e pra la eu fui.

Saindo de Greenwich, a proxima parada era a Catedral de St. Paul.
A igreja eh imponente, eh muito bonita e uma visita a esta basilica eh obrigatoria.

Observacao: Nao se paga para entrar nem em Greenwich nem na Catedral de St. Paul.



Gosto muito de uma cancao chamada SHE, que foi tema do filme UM LUGAR CHAMADO NOTTING HILL. E esse lugar fica em Londres.
Nao podia deixar de visitar.
Bucolico, agradavel... romantico. 
Quando estiver em Londres e nao souber o que fazer, va em Notting Hill e sinta a vida passar.










Ja eram quase 19h00 e eu confesso que estava muito cansado. Uma bolha no pe me incomodava, sem falar numa dor insuportavel no joelho.
Cheguei no Kensington Park.
No Park existe o Palacio de Kensington que serviu de residencia para a Princesa Diana antes de sua morte.


Estava cansado... sentei-me por meia hora e tive um grata supresa. Um carrosel, desses de parque de diversao, tocava a cancao Chorando se foi, do grupo Kaoma. Eles foram sucesso absoluto aqui na Europa no inicio dos anos 90.

Meu roteiro maratonistico ainda tinha o Royal Albert Hall e a loja Harrods.
E ai, eu pensei que nao ia conseguir cumprir. De fato eu estava cansado e o pe me incomodava bastante. E o joelho tb.

Segui andando... 

Abaixo foto do Royal Albert Hall, local onde acontecem importantes espetaculos musicais:









E o cansaço e a dor soh aumentando ateh que... o tempo fecha de uma vez, e uma garoa agradavel comeca a cair sobre Londres. Eu nao sabia se curtia a chuva ou se usava a capa.

Fiz metade de um e metade de outro. Andei na chuva, vendo as luzes da cidade se embaralharem nos meus oculos molhados e depois de um tempo, usei a capa; com a felicidade de um menino que havia ganhado o que mais queria no dia de seu aniversario.

Assim, anestesiado ... segui ate a Harrods.
A loja mais charmosa do mundo. E penso que a mais cara tb.








As horas reservadas para Londres nessa viagem, estavam chegando ao fim.
Roteiro cumprido !

Precisava arrumar as malas e voltar para o Hostel. Quase 10 da noite... deveria acordar cedo para seguir para o Aeroporto London City, o qual distava um pouco do lugar onde eu estava.

Amanha, Paris !!!

Continua ...

3 comentários:

  1. Uau!!! Fantástico!!! A cada palavra, uma nova descoberta.Os detalhes nos fazem viajar na sua emoção.
    Usar as palavras é fácil, mas torná-las tão reais e sublimes, a ponto de emonionar e tranferir sua emoção pra quem lê é DOM. PARABÉNS!!!!

    ResponderExcluir
  2. Primo,
    Por amor de Cristo, volte inteiro!!!! Desse jeito vc não vai poder voltar pro HSF e sim pro SARAH kkkkkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. A chuva é anestésico... ou repõe as energias. Cuide dessas pernas aí, mas deixe para dormir no Brasil! Não perca um segundo sequer!

    ResponderExcluir