terça-feira, 1 de junho de 2010

Io sono arrivato a Europe

31 de maio de 2010




Bem Amigos !!!

Cheguei na Europa !

Estou escrevendo este post sentando em frente ao portao de embarque 25, do Aeroporto da Portela de Sacavem, em Lisboa, Portugal.



Vontade de dizer tanta coisa ao mesmo tempo. Minha mente fervilha.

Entao, vamos la !



Inicialmente, quero pedir desculpas pela falta de acento, cedilha, til e outros erros de portugues que por ventura possam vir a aparecer. Apesar de estar em Portugal, estou usando um notebook com um teclado sem essas funcionalidades e o Word que corrige tudo para o italiano.



O embarque

Sai de casa as 21h00, para o aeroporto de Salvador. Minha mae, Fernanda(uma amiga) e Toquinho (meu irmao) foram me deixar no aeroporto. No caminho, vimos um accidente de moto na Paralela – mas o motociclista estava bem.

Chegamos no aeroporto as 21h40, a fila do check-in estava imensa. Meus familiares se despediram e eu segui para a Zooropa Trip. Depois do check-in, Receita Federal para declarar os aparelhos eletroeletronicos que eu estava trazendo. A senhora da Receita estava bem cansada. Dizia que estava trabalhando desde as 05h00 e neste momento o relogio ja marcava 23h00.

Corrida para o terminal de embarque. Primeira vez que uso os recursos do Embarque Internacional do Aeroporto de Salvador, pois atè entao, meus embarques foram no Rio, Sao Paulo e Porto Alegre.

Ontem passei o dia arrumado as malas, as coisas que faltavam… separando algumas musicas que gosto. Alguns DVDs, e o primeiro da lista: BARULHINHO BOM, de Marisa Monte. Acho que este dvd e de 1996, mas è tao contemporaneo. Participacoes dos Novos Baianos, Lanlan, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown. Peguei 4 dvds de Maria Rita e um de Djavan. Tutto pronto.

Bem… na hora da escolha dos dvds nem de longe imaginava que grata sorpresa me aguardava. Encontrei com Carlinhos Brown. Ele veio no mesmo voo que eu. Esta em turne e vai fazer um show na China. Pelo que ouvi ele comentando, vieram para Lisboa, vao fazer conexao em Frankfurt e seguir para Xangai. E eu que pensei que minha viagem fosse longa.



Pois bem. Embarque imediado!

O belissimo Airbus 330 da TAP estava la, pronto para mais uma jornada. O aviao è fantastico. Queria ir visitar a camibe, mas a tripulacao nao me deixou.

A decolagem foi a melhor de todas que ja fiz, suave, tranquila, razao de subida agradavel. Enfim…

A tripulacao da TAP nào tem la essa gentileza toda, mas fazem o basico.

Mas apesar de tudo me senti em casa quando peguei o AUSCUTADOR (fone de ruvido, no portugues de Portugal) e escutei no radio da aeronave, Wave na voz de Joao Gilberto. Pense… depois, E LUXO SO numa versao instrumental. Rumo a Europa, investido no melhor do verde amarelo.





Ja era 01h00 da manha e eu tava morrendo de fome, enfim o jantar. De entrada Salada Marinada de Queijo Branco e Tomate, seguida de um Ensopado de Peixe com Arroz Branco e Pirao de Peixe e de sobremesa Pudim de Caja. Vieram antes pao de leito com fiambre e queijo prato que acabei nem comendo.



Ja sem fome… esperava o sono.

Um bebezinho choramingava e assim ficava ainda mais dificil. Voltei pro radio… dessa vez, achei uma estacao que tocava so musicas dos anos 80: Careless Whispers, Africa (Toto) … todas nesse nivel. E o tempo foi passando…

Um hora depois as musicas comecaram a se repetir… mais uma hora … outra repeticao. A crianca ja tinha parado de choramingar e eu sem conseguir descansar direito.

Fiquei numa das melhores poltronas na classe economica: na saida de emergencia. Entao, o espaco para as pernas foi bem agradavel, mas a poltrona nao reclinava muito (como na Gol) e isso era pessimo. Das 8 horas de voo, devo ter dormindo umas 2h30.



Ah… melhor ainda quando as 03h00 da manha, horario do Brasil, surge o sol em minha janela.

Bem… dormi e acordei para o cafe da manha, com um sanduiche e suco de laranja.



Quase chegando…

Terra a Vista. E dessa vez, fui eu quem descobri a terra de Cabral.



PORTUGAL-LISBOA

Avistei um morro e ali comecava Lisboa. De cima: limpa, organizada, sem favelas… transito bom… tao diferente de minha Salvador. Acho que se Cabral chegasse hoje no Brasil nao ia ficar fascinado, mas assustado.

Pousamos no Aeroporto da Portela de Sacavem que e GIGANTE.

Como andei nesse aerporto… tudo tao longe. Fila de imigracao: GIGANTE, 1h.

Passar pela imigracao aqui foi tranquillo, nao me pediram absolutamente nada. Vamos ver na Italia.

Pisar aqui e meio louco. Sabe… a sensacao de que a Europa esiste, de que nao e lenda.

Portugal, nossa Patria Mae. To fascinado. E sem um pingo de cansaço. Acho que è efeito da felicidade com doses cavalares de ansiedade.





Agora, aqui 13h49, no Brasil 09h49.



Bem … acho que escrevi demais.



Ciao

3 comentários:

  1. Haaa agora sim um post com a cara do VELHO e BOM Daaaaaaaioney! rs! Tava achando tudo muito resumido e sem detalhes.. Nem parecia coisa do Papai Smurf! Rs! Aproveite muito essa viagem e detalhe TUDO. A Smurfete mineira aqui pretende refazer o seu roteiro em breve! =) Beijosssssss e aproveite bastante!!!! (Ludmila)

    ResponderExcluir
  2. Ciao Dial!!!

    Só pra você saber que estou aqui acompanhando tutto!!!hahaha

    Aproveita tudo porque você merece, amigo prodígio!

    Bjs, Nanda (Rio)

    ResponderExcluir
  3. Amore....fiquei tão feliz com tudo q li...aproveita bemmmmmmmmmmmm mto e tira mta foto q qro ver viu ;) bjokas coração ;)

    ResponderExcluir