sexta-feira, 11 de junho de 2010

London, London

Ufa !!!
Depois da noite agitada, 'e hora de arrumar as malas.
Assim o fiz. Malas prontas e cama. Afinal, ja eram 03h30 da manha e tinha que estar no Aeroporto de Linate (Milao) as 10h30.

Acordei as 09h00, comi uma maca e D. Ziza iria me levar ate Linate.
Assim foi feito. No caminho ela foi me contando uma serie de historias. Como ela e simpatica. Uma pessoa de muita fe. De muita paciencia e tranquilidade.

Assim, chegamos a Linate.
Receita de bolo: Check in, despachar bagagem, inspecao, sala de embarque e aviao.


Dessa vez, voei British Airways (precisava entrar na Inglaterra em alto estilo e com preco baixo... rsrssrsr). O Airbus 321 decolou pontualmente as 11h30 e 1h50 minutos depois eu ja avistava o canal da mancha. Mais 15 minutos e ... pouso no maior aeroporto do mundo: Heathrow.


Foi impressionante o numero de boeings 747 que vi - mais de 20.
Em Salvador, um boeing desses so pousa no verao, voo fretado.

Ate o maior aviao de passageiros do mundo estava la: Airbus 380 (dois andares completo).

Eba !!!
Cheguei na Inglaterra. Mal esperava para poder observar a organizcao, o jeito metodico, e a pontualidade dos britanicos.

Mas antes de tudo isso, o primeiro medo: a imigracao.
A imigracao inglesa e conhecida no mundo todo pela intolerancia. Nao e necessario visto para entrar na Inglaterra, mas se eles nao forem com sua cara, te colocam no primeiro aviao de volta pra casa.

Pois bem, fui atendido por um arabe, com direito a turbante e tudo.
Ele carimbou meu passaporte e eu estava com a permanencia assegurada.

Corrida para pegar a mochila e seguir para o Hostel que ficava do outro lado da cidade.
Na esteira, varias bagagens, varias malas, varias mochilas... mas nada da minha chegar.

10 min ...
20 min ...
50 min ...

1h30min ...
Eu nao queria acreditar, mas minha mochila tinha extraviado.
Fui ao balcao de reclamacao e la eles me disseram que minha mala tinha ficado em Milao (fazendo o que ?) e que eles me entregariam em 5 ou 6 horas.

Enfim... soinho na Inglaterra, sem uma cueca limpa para vestir.
Liguei para meu seguro viagem, informei o ocorrido e eles me disseram que com 24h de atraso eles cobririam as despesas que eu tivesse por conta do extravio da mala.

Fiquei chateado por exatos 15 min. Pensei: to na Inglaterra, comeco de viagem, mais uma experiencia pra contar. Entao... vou curtir.

Fui pro Metro e ja na saida um cartaz anunciando um musical em homenagem a Michael Jackson. O astral mudou.

Peguei o metro em direcao a Oxford Circus.
Eu sempre me perguntei pq se chamava Oxford Circus. Porque esse Circus ??? Alguma coisa a ver com Circo ?


Enfim, depois descobri que era CIRCUS porque tem um cruzamento em circulo neste lugar.

Opa. Estacao chegando. Desci.
O metro de Londres 'e um capitulo a parte. Muito facil de se localizar. Uma voz fala as estacoes por onde estamos passando, qual #e a estacao final e qual 'e a proxima estacao.

As placas indicam os sentidos das linhas. S'o se perde no Metro quem quiser.

Voltando... desci na Oxford Circus. E ali eu tive a minha primeira impressao de Londres: pessoas de todos os lugares do mundo, de todas as cores, de dosos os jeitos, de todas as maneiras... cabelos multi coloridos contrastavam-se com burcas e turbantes.

Londres e o lugar que conserva a sua caracteristica classica em total consonancia com o cosmopolitismo.

Eu recomendo a qualquer pessoa que for na Europa visitar Londres.
Por varios motivos, mas que destaco um: quebra de preconceitos.

Nossa cabeca terceiro mundista, nordestina, baiana... quando chega em Londres entra em parafuso com tanta piracao.

E o exercicio diario para aceitar aquilo 'e dificil e tortuoso.
Caetano ja dizia "eh que Narciso acha feio o que nao eh espelho..."

E acha mesmo.


METRO x SUBWAY x UNDERGROUD: tres expressoes que aos olhos de qualquer pessoa significa a mesma coisa, em Londres cada uma delas tem um sentido completamente diferente.

Continua...

5 comentários:

  1. Acho que vc tinha que passar por todas as experiências, até perder as malas!!!! Achou??? Achei ótimo saber sobre CIRCUS.

    Beijo,

    Nádia

    ResponderExcluir
  2. Suas dicas estão sendo ótimas!!! Que facilidade de comunicação!!! Estamos viajando com vc...

    Bye!

    Dirce Yurico

    ResponderExcluir
  3. Quero ver as fotos! Quero ver as fotos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. É.. só fiquei com mais vontade ainda de conhecer Londres!!!

    ResponderExcluir