quinta-feira, 11 de junho de 2009

Fim do Suspense

Demos de cara com mais de 50 cachorros soltos (sem exagero) com duas pessoas tomando conta. E agora, o que fazer ...meia volta... volver !!!

E assim foi feito ! Volver !
Voltamos e pegamos um caminho auxiliar para o Planetário.

Caraca galera, o Planetário é o Epcot Center de Buenos Aires (www.epcot.com).

A vista, a arquitetura, a localizacao... tudo é incrível !

Dando sequencia a degustacao de pratos típicos, "almocamos" na frente do Planetário comendo um choripan (pao com chouriço) e tomando Mirinda e Seven Up. É verdade. Esses dois refrigerantes abolidos do Brasil há mais de 10 anos, ainda estao a pleno vapor aqui na terra do Tango.

Saindo do Planetário fomos direto para o Malba (Museu de Arte Latinoamericana de Buenos Aires). A visita ao museu é orgásmica.
Lá me deparei com Portinari (Festa de Sao Joao), Di Cavalcanti (Mulheres com Frutas) e os mais impressionantes, o Abaporu de Tarsila do Amaral e Autoretrato de Frida Kahlo.

Telas que eu tinha visto somente em livros estavam ali, em minha frente. Passei uns 5 minutos na frente do Abaporu... lembrei de minhas aulas de literatura com as professoras Celeste e Tereza... sobre tudo que aprendi sobre Modernismo... sobre a semana de Arte de 22.

Um quadro de absoluta vanguarda, mas que me trouxe ares melacólicos.

Depois do Malba, direto para a Praca das Nacoes Unidas que é um pedaco de Buenos Aires que concentra as Embaixadas de vários países e tem como símbolo principal uma enorme flor, em aço inox que se fecha durante a noite.

É uma visao fabulosa.
Ao lado, um prédio de arquitetura neoclassica. Era a Faculdade de Direito e Ciencias.

Mais a frente, o Centro Cultural Recoleta que abrigará de hoje até domingo um grande festival de som, música, cores e muita arte. E o melhor, é tudo free.

Buenos Aires é uma cidade que respira cultura por cada canto. Nisso sinto inveja dos argentinos. Eles sao cultos por essencia.
No Malba, por exemplo, encontrei com uma turma de 50 criancas, onde o mais velho nao tinha mais de 3 anos- Todos muito comportados e admiravam cada tela do charmoso museu.
Outra coisa que me chamou atencao foi uma mae, apresentando para sua filha de menos de um ano o quadro de Portinari.

Aí no Brasil, tudo podia ser tao diferente... mas cultura é necessidade de povo educado. Se no Brasil nao tem educacao... é dificil mudar essa realidade.

Um comentário:

  1. AFF!!! 50? E soltos?!?!?Que pânicooooo.
    Essas crianças me lembram Leticía...Nossa!!!Ela é muito inteligente...lembro que começou a escutar música clássica ainda no ventre da mãe.Já te contei né?

    ResponderExcluir